As vendas online vêm crescendo a cada ano, com isso a quantidade de lojas virtuais que não trabalham sério também. Muitos “empresários picaretas” perceberam esta demanda e começaram a “enganar” consumidores por toda a rede. Pensando nisso, preparamos 10 dicas para você comprar com segurança na Internet:
1- Pesquisa no Reclame Aqui
O site do Reclame Aqui foi criado para ajudar os clientes a consultarem a reputação da empresa na Internet. É evidente que dificilmente uma empresa grande tenha 100% de aprovação. É importante ler os depoimentos e as respostas das empresas para perceber como elas estão atendendo seus clientes.
2- Selo do e-Bit
O e-Bit é uma empresa de análise de dados do comércio eletrônico. Além de apresentar pesquisas do setor, eles possuem um serviço chamado Selo e-Bit. Este selo qualifica a empresa, de acordo com o prazo da entrega, atendimento, escolha de produtos e uma série de outros fatores. Na escala de selos, o Diamante é o mais significativo e o Bronze o menos significativo. Há também as empresas que não alcançaram o número de avaliações necessárias tem o selo “sem pedra”. O interessante deste selo é que você pode acessá-lo (geralmente no rodapé das lojas) e ver no que aquela loja e boa, no que é ruim e também ver os comentários dos outros clientes. Veja abaixo os selos:
3- Segurança SSL
SSL é um certificado utilizado para criptografar (codificar) os dados trocados entre seu computador e a loja virtual, para que ninguém os roube. Geralmente as lojas que possuem este selo, o colocam no rodapé da loja. Porém, é importante observar sempre que você entre na tela para informar os dados e o cartão de crédito, que um “cadeadinho” apareça no seu navegador e a barra de endereços mude para https://www.enderecodosite.com.br. Veja abaixo o exemplo:
4- Preços muito abaixo do mercado
Seja na Internet ou fora dela, quando vemos um preço muito abaixo do que é geralmente cobrado por outras lojas, precisamos desconfiar. Então, talvez não seja uma forma de comprar com segurança na Internet quando os preços estão muito fora da média.
5- Telefone de contato
Caso esteja desconfiando da loja, faça uma ligação e converse com o atendente. Faça perguntas referentes aos produtos, veja se ele sabe o que está vendendo. Possivelmente, quem esta dando algum golpe, nem mesmo conhece os produtos e também não os tem.
6- Procure no Google
Apesar do site Reclame Aqui ser bem conhecido, existem outros fóruns e blogs onde pessoas expressam suas reclamações. Digite no Google o nome da empresa + a palavra reclamações, ou problemas. Veja se aparece algo, deixe o Google lhe ajudar a comprar com segurança na Internet.
7- Bisbilhote o Facebook
A página de fãs (fanpage) da loja geralmente revela muitas coisas sobre ela. Veja se tem muitas reclamações. Desconfie também caso haja apenas elogios, isso geralmente é muito difícil de acontecer ou a loja pode ser nova.
8- Sempre use um computador de confiança
Não faça compras online em computadores públicos, de lans house, por exemplo. Estes computadores podem ter vírus ou programas maliciosos que roubam seus dados. Esta é uma das principais dicas para comprar com segurança na Internet.
9- Compare se o site é de fato o real
Como acontece com os sites de bancos, algumas vezes fraudadores clonam o site das lojas para simular uma compra falsa. Por isso, veja sempre os itens da dica 3 (SSL) e compare o endereço que é exibido no seu navegador com o endereço real da loja. Se estiver diferente, pare imediatamente.
10- A empresa existe?
Geralmente as lojas colocam seu CNPJ na página de Quem Somos ou de detalhes da empresa. Copie este CNPJ e insira neste endereço: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp. Depois veja se os dados batem com os da loja e se realmente a empresa existe.
Bem, espero que sua próxima compra na Internet seja mais segura.
Tem mais dicas para compartilhar conosco e ajudar outros leitores? Escreva nos comentário. Nós queremos ouvir você.